Se na década de 60 a rádio teve a primazia na divulgação da música Pop-Rock que por cá e lá fora se fazia, no final da década a televisão começou a ter algum destaque na difusão de sonoridades contrárias aos standards instalados.
Praticamente tudo começa com o programa “Zip-Zip”, em 1969, que, para além de dar a conhecer os chamados baladeiros como Manuel Freire, José Jorge Letria, José Barata Moura, Padre Fanhais, também a música Rock menos convencional fez aqui a sua presença. É o caso do grupo Objectivo que teve aqui a sua primeira aparição (1969), o público, ao que parece, participou na escolha do nome do grupo.
Com 1 EP e 3 Singles gravados entre 1969 e 1972 tiveram diversas formações, diferentes em cada disco gravado. Por lá passaram alguns conhecidos músicos portugueses como Mário Guia (ex- Ekos), Zé Nabo (futuro baixista de Rui Veloso, Salada de Frutas, etc.), Zé da Cadela (reconhecido baterista de Rock progressivo, Xharanga e KamaSutra). Entre os estrangeiros os destaques vão para o conhecido escocês Mike Sergeant, o americano Kevin Hoidale e Jim Cregan que passou pelos Cockney Rebel, Family e foi durante muitos anos músico de Rod Stewart. A sonoridade era típica do hard-rock da época e as letras eram em inglês.
De acordo com Luís Pinheiro de Almeida, em "Biografia do Ié-Ié" foram os primeiros a gravar um Single em estéreo em Portugal, era o Single de 1970 que inclui “The Dance of Death”.
Objectivo - The Dance Of Death
Sem comentários:
Enviar um comentário