sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Nuno Filipe - Cantiga da Manhã

mundo da canção nº 2

Já lembrado, neste Regresso ao Passado, o músico Nuno Filipe (1947-2002) teve uma passagem breve, mas fundamental, na área do Pop-Rock, a revelar-se, hoje, uma das figuras mais injustamente esquecida.

O "mundo da canção", atenta ao que de melhor se produzia em Portugal no campo da música popular, destaca logo no seu nº 2, em Janeiro de 1970, a pessoa de Nuno Filipe.

Este nº do "mundo da canção" trás uma entrevista feita pela poetisa Maria Teresa Horta, então colaboradora da revista, e cunhada de Nuno Filipe, o que a torna peculiar. Isto, para além do facto de todas as canções por ele gravadas terem letra da conhecida poetisa.




Nuno Filipe procurava, efectivamente, novos rumos para a canção portuguesa, afastando-se, claramente da onda de baladeiros que então dominava as novas sonoridades, diria mais em linha com um Quarteto 1111 ou a Filarmónica Fraude.

Pela entrevista conclui-se que o último Single, em nome próprio, gravado por Nuno Filipe, "Nossas canções/2" ainda não tinha sido editado, publicando a revista as letras de 2 canções de "Nossas Canções/1", respectivamente, "Roteiro de Lisboa" e "Cantiga da Manhã".




A primeira já por aqui passou, agora, oportunidade para ouvir "Cantiga da Manhã". O acompanhamento é do grupo Álamos.




Nuno Filipe - Cantiga da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário