Mais um "baladeiro" é revelado no ano de 1969: Vieira da Silva.
Nesse ano venceu o 1º Festival de Música Popular Portuguesa realizado no Casino da Figueira da Foz e no final do ano é editado o primeiro EP.
No EP constam as canções: "Canção para um povo triste", "Balada Para o Menino do Dia de Hoje", "Balada do Soldadinho" e "Auto-Retrato Para Uma Humanidade" todas assinadas por Vieira da Silva (o disco chegou a ser apreendido pela PIDE).
Na contra-capa constava o seguinte texto:
"Este é o primeiro disco de Vieira da Silva, e, no entanto, parece-nos, desnecessária a sua apresentação. Não porque o nome deste jovem estudante de Medicina, ande já por aí, de boca em boca, soprado nas trombetas do êxito, julgado nos areópagos da fama. Apesar dos seus primeiros prémios de interpretação e composição, alcançados no 1º Festival de Música Popular, o nome de Vieira da Silva pouco ou nada dirá ao grande público da música ligeira...
E, no entanto, parece-nos desnecessária a sua apresentação.
Porquê?
Porque um artista que canta, vale pelo que canta, como canta e porque canta ...
Porque o único, o autêntico cartão de visita de um artista que canta, são as suas canções...
Porque não nos parece justo colocar na apresentação de Vieira da Silva, adjectivos vazios, ocos por, inutilmente, estafados.
Quem é Vieira da Silva, o que canta, como canta e porque canta, saberá imediatamente quem escutar este artista, verdadeira afirmação de personalidade e talento de um ARTISTA."
Em 1970 participa no 2º Convívio, organizado pela revista "mundo da canção", na Galeria Alvarez, no Porto (o primeiro tinha tido a presença de Manuel Freire). O dossier "Historial" dos 45 anos da revista refere:
"O público encheu por completo aquele espaço de encontro e convívio e, aos 25 de Abril de 1970, a reincidência aconteceu, desta vez com canções e música de VIEIRA DA SILVA."
(mais tarde Vieira da Silva chega a ser director da revista)
Deste 1º EP, para audição, segue "Canção para um Povo Triste".
Vieira da Silva - Canção para um Povo Triste
Sem comentários:
Enviar um comentário