A Propósito do Programa televisivo Zip-Zip - 1969
Com estas passagens que fizemos de alguma da música portuguesa que passou pelo programa de televisão "Zip-Zip" no ano de 1969, poderá ficar a ideia, para quem não viveu esses tempos, de se tratar de um programa normal de divulgação musical. Não é verdade.
Não só a música que nele passou não era de todo habitual num programa televisivo, como o programa era constituído por outras rubricas, como as entrevistas, não só a eminentes figuras da cultura mas também a gente do povo, como ainda as rábulas cómicas a cargo do Raul Solnado.
Foi assim possível, apesar da proibição da passagem do cantor José Afonso e da poetisa Natália Correia, tomar contacto com personalidades da nossa cultura como Almada Negreiros, Ary dos Santos, Amélia Rey Colaço, António Victorino d'Almeida, e ainda gente comum como um limpa-chaminés, o Carlos dos jornais (ardina lisboeta), o fotógrafo ambulante ou o último aguadeiro de Lisboa.
Para terminar estas recordações da música que passou pelo "Zip-Zip" guardámos a proposta mais interessante que surgiu no ano 1969, a Filarmónica Fraude.
A Filarmónica Fraude tinha um EP editado quando foi para o ar a 23 de Junho de 1969 o programa "Zip-Zip" onde participaram. José Nuno Martins, o apresentador dos momentos musicais, recorda essa passagem transcrita em "E Tudo Acabou em 69":
"... no que toca à Filarmónica que (conforme a afinação possível...) apresentou o tema «Flor de Laranjeira», creio que terá excedido as expectativas."
E, na mesma fonte, refere António Pinho, elemento da Filarmónica Fraude:
"Uma correria. Nem houve tempo de fazer uma passagem da »Flor de Laranjeira» no Villaret para ensaiar o som. Aquilo era ao vivo, e devia ter-se ensaiado num intervalo do programa. Mas houve lá qualquer trapalhada, porque levaram a alta velocidade o Solnado, que ia dar uma entrevista a fazer de Camões no respectivo largo.
Aquilo deu para ali uma confusão dos diabos. Resumindo, só sei que de repente era a nossa vez de entrar no ar, e nem ensaio de som tínhamos feito."
"Flor de Laranjeira" já foi objecto de passagem neste Regresso ao Passado, do mesmo EP escolhemos, tendo por base "Canção da Beira Baixa", a bem conhecida canção "Menino".
Finalmente alguns nomes que passaram no "Zip-Zip", e que não foram agora recordados: George Fame, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Patxi Andión. Quem sabe, uma oportunidade para um dia voltarmos a recordar o "Zip-Zip".
Filarmónica Fraude - Menino
Sem comentários:
Enviar um comentário