quinta-feira, 22 de setembro de 2016

The Doors - Alabama Song

The Doors, uma muito breve história

The Doors são a mítica banda dos anos 60 liderada pelo carismático Jim Morrison que todo o mundo conhece. Merecem uma abordagem mais extensa tal a importância que a banda teve e ainda hoje tem, quer em termos de influência musical, quer na figura lendária de Jim Morrison. A obra dos The Doors está praticamente toda esmiuçada, desde os discos originais, concertos ao vivo, compilações, “bootlegs”, até à descoberta das “Lost Paris Tapes” que por aí circulam, sem esquecer o infindável número de livros com todas as histórias (verdadeiras e não verdadeiras) da banda. Procurarei pois fazer a selecção de músicas que de alguma forma me pareçam menos óbvias (será possível?) e que mereçam o devido destaque. Evitarei assim temas evidentes e extensos, como “Light My Fire”, “The End”, “When The Music Is Over”, “Riders On The Storm”, “L.A. Woman” e outros, também pela sua extensão, como por exemplo esse magnífico “Celebration of the Lizard”, tema ímpar da obra dos The Doors e na realidade não tão conhecido, ou ainda “Soft Parade”.

Ray Manzarek (Teclas) e Jim Morrison (Voz) conheceram-se em 1965 como estudantes de cinema na UCLA. John Densmore (bateria) e Robbie Krieger (guitarra) eram conhecidos de Ray num centro de meditação “Maharishi”. Jim mais dado à poesia e ao teatro deu o nome ao grupo.
The Doors vem de uma frase do poeta inglês William Blake:

 “There are things that are known and things that are unknown; in between are doors”.

Ou ainda, também de William Blake:

“If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is: Infinite”

O sucesso foi imediato nos Estados Unidos com razoável atraso na Europa, e claro em Portugal. Durante muitos anos The Doors foram o meu grupo preferido, até aos excessos comerciais dos anos 80 (após “Apocalypse Now” de Coppola em 1980 – Banda sonora dos The Doors) e 90 (após o filme “The Doors” de Oliver Stone em 1991). O mesmo não aconteceu, felizmente, com o interessante filme de 2010 “You're Strange: A Film About The Doors” com narracção de Johnny Depp.
Agora, passados mais de 45 anos da morte de Jim Morrison e Ray Manzarek falecido há 3, é altura de recuperarmos The Doors sobretudo naquilo que efectivamente mais interessa, a música dos The Doors e a poesia de Jim Morrison.

Do primeiro álbum “The Doors” de 1967 (um dos melhores álbuns Rock de sempre) a escolha vai para “Alabama Song” (uma das duas canções não originais). Trata-se de um tema retirado de uma ópera alemã dos anos 30 (Bertolt Brecht – Letra e Kurt Weill – Música), no vídeo “Alabama Song” cantado por Lotte Lenya (mulher de Kurt Weill).





Indispensável também vídeo ao vivo dos The Doors interpretando "Alabama Song".




Do ano mágico de 1967 segue, do primeiro álbum, "Alabama Song".




The Doors - Alabama Song

Sem comentários:

Enviar um comentário