quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Woody Guthrie - So Long (It's Been Good to Know Yuh)

A crescente contestação do movimento estudantil, em solidariedade com o combate pelos direitos cívicos da população negra e a oposição crescente à guerra do Vietname, levaram a que determinadas formas musicais, nomeadamente o Blues e o Folk se tornassem, nos Estados Unidos, os veículos preferenciais dessa contestação. O início da década de 60 viu aparecer nomes que iriam ser marcantes na cena musical Folk, lembramo-nos de Pete Seeger, Peter, Paul and Mary, Joan Baez, Judy Collins, Tom Paxton, Buffy Ste. Marie, Bob Dylan, etc.. Em 1959 surgiu o Festival Folk de Newport, a ter um papel decisivo no incremento do movimento Folk e na divulgação de alguns nomes como  o de Joan Baez e Bob Dylan.
Woody Guthrie (1912-1967), não passou pelo Festival de Newport mas é um nome incontornável do folk norte-americano, referência obrigatória e influência de toda uma geração Folk, de Pete Seeger a Bob Dylan, Ramblin' Jack Elliot e seu filho Arlo Guthrie.

This machine kills fascists













Woody Guthrie compôs mais de 1000 canções entre as quais "So Long (It's Been Good to Know Yuh)" e "This Land Is Your Land" a mais famosa de todas. A autobiografia "Bound For Glory" deu origem ao filme de 1976 com o mesmo nome, a rever numa primeira oportunidade.



Woody Guthrie, pese o seu retorno constante a Nova Iorque, passou maior parte tempo a andar de boleia e em comboios de carga. Cantava em campos de trabalho para migrantes e vagabundos e as suas canções reflectiam essa vivência, defendendo as causas de quem trabalha. Famosa ficou a frase na sua guitarra, "This machine kills fascists".
Recuamos a 1935 para ouvir "So Long (It's Been Good to Know Yuh)".



Woody Guthrie - So Long (It's Been Good to Know Yuh)

Sem comentários:

Enviar um comentário