terça-feira, 27 de janeiro de 2015

The Fugs - Ah, Sunflower, Weary of Time


As transformações políticas e sociais ocorridas nos Estados Unidos no período de 1960 a 1967 foram tão profundas que provocaram alterações significativas em boa parte da música popular de então. Crise económica, luta pelos direitos cívicos, desemprego crescente da população negra, nascimento do movimento estudantil e a luta contra o racismo, novos movimentos literários como a Beat Generation (que já vinha dos anos 50) de Allen Ginsberg, Jack Kerouac, Lawrence Ferlinghetti, contestatários da American Way of Live, divulgação e consumo de drogas, como o LSD, com o professor Timothy Leary e o escritor Aldous Huxley à cabeça, criaram as condições necessárias ao aparecimento de relevantes movimentos culturais anti-sistema.
O movimento Underground (...qualquer produção que não circulasse pelas vias normais de comercialização, situada à margem da cultura oficial do sistema e vivendo de recursos próprios em POPMUSIC-ROCK), primeiro ligado a revistas e ao cinema independente, depois à música, conheceu rápida expansão até ser absorvido pelo sistema passando a designação Underground a ser um referencial e motivo de incremento de vendas.

The Fugs foram um grupo musical formados em meados de 1963 pelos poetas Ed Sanders e Tuli Kupferberg (1923-2010). Formados na Greenwich Village de Nova Iorque são apontados como o primeiro grupo Rock da cena Underground.


~

"Adeptos do LSD (muitas vezes drogados em palco) e não-violentos, produziam canções e música que, pelo recurso à provocação, tinham para eles o significado duma forma de comprometimento e de combate contra o mundo do dólar." em "POPMUSIC-ROCK".

Do álbum "The Fugs First Album", inicialmente chamado "The Village Fugs Sing Ballads of Contemporary Protest, Point of Views, and General Dissatisfaction", de 1965, segue a canção "Ah, Sunflower, Weary of Time" com poema de William Blake, pintor e poeta inglês (1757-1827).



The Fugs - Ah, Sunflower, Weary of Time

Sem comentários:

Enviar um comentário