No Natal, o meu filho que está na Alemanha, trouxe-me um LP de um guitarrista de Blues que ele aprecia. O LP dá pelo nome de "Live! - Attack Of The Killer V" e o nome do guitarrista é Lonnie Mack, que, confesso, desconhecia.
Mas o LP tinha um problema, estava bastante ondulado o que inviabilizava a sua audição. Nada que ele não resolvesse. Colocou o disco entre duas placas de vidro, levou ao forno devidamente aquecido durante o tempo necessário e deixou-o arrefecer. No fim aí estava pronto a servir, quer dizer, pronto a ouvir, a ondulação praticamente tinha desaparecido.
Quanto ao referido Lonnie Mack, nada como uma rápida pesquisa não ajudasse a conhecer. Tem actualmente 73 anos e no início dos anos 60 a sua técnica inovadora esteve na origem do género Blues-Rock. Fica-se a saber que gravou com muitos músicos consagrados do Blues e Rhythm'n'Blues, de James Brown a Freddie King e descoberta! colaborou no álbum "Morrison Hotel" dos, meus sempre queridos, The Doors.
Na audição de "Live! - Attack Of The Killer V" de 1990 destaca-se a faixa "Stop" que podemos recuperar no vídeo seguinte.
Continuando a pesquisar e a recuar no tempo, paramos num conhecido tema instrumental de nome "Memphis" que foi gravado por Lonnie Mack em 1963 e que ficou como uma referência no início dos guitarristas de Rock.
Lonnie Mack - Memphis
Sem comentários:
Enviar um comentário