Na música Soul os seus expoentes máximos foram Ray Charles, James Brown e Aretha Franklin. Dos três, os dois primeiros já por aqui passaram, falta Aretha Franklin. Aretha Franklin, atualmente com 72 anos, começou muito nova a cantar gospel na igreja do pai onde este era pregador.
"Ela tem apenas dezoito anos e os seus primeiros discos profanos são autênticas obras-primas: ninguém, salvo Ray Charles, cruzou de forma tão íntima e instintiva as tradições do blues, do gospel e do jazz, adaptando-as sem as dulcificar ao novo contexto da soul e da pop musica. Pianista completa, Aretha transforma-se em 1965 no «Ray Charles feminino» da prestigiada etiqueta Atlântico e, dois anos mais tarde, na mais célebre das cantoras americanas." em "Os Grandes Criadores de Jazz".
As primeiras gravações datam de 1956, mas teria que esperar por 1967 para alcançar o primeiro lugar nas tabelas de Rhythm'n'Blues com a canção e álbum homónimo "I Never Loved a Man (The Way I Love You)".
Será pois na segunda metade da década de 60 que vai conhecer o sucesso após ter assinado para a Atlantic Records, ficará para sempre como a Rainha do Soul.
Ainda longe do reconhecimento, na verdade em início de carreira, a escolha para audição vai para "Today I Sing the Blues" de 1960.
Aretha Franklin - Today I Sing the Blues
Sem comentários:
Enviar um comentário