segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Tindersticks - Lady with the Braid

Algumas memórias de 2021


Uns gosto, outros não e para outros ainda a minha indiferença, foram as minhas reacções a álbuns que fui ouvindo ao longo do ano alguns dos quais aparecem agora nas listas internacionais dos melhores do ano. Mas genericamente continuo a não me sentir empolgado com as propostas que vão surgindo e talvez pela idade refugio-me no porto seguro de alguns veteranos resistentes dos anos 60 e 70 que me deslumbraram na juventude.

De qualquer forma eis uma lista que proponho para audição e que reúne algumas das propostas que nos são feitas como sendo das mais significativas do ano de 2021. É ouvir e fazer a devida selecção:

 - Tindersticks - Distractions
- Shame - Drunk Tank Pink
- Celeste - Not Your Muse
- The Weather Station - Ignorance
- James Yorkston & The Second Hand Orchestra - The Wide, Wide River
- Smerz - Believer
- Lael Neale - Acquainted With Night
- Nick Cave & WarrenEllis - Carnage
- St. Vincent - Daddy's Home
- Wolf Alice - Blue Weekend
- Matt Sweeney & Bonnie Prince Billy - Superwolves
- LucyDacus - Home Video
- Billie Eilish - Happier Than Ever
- Idles - Crawler
- Low - Hey What
 


A minha proposta de audição vai para os Tindersticks e é digamos paradoxal, por um lado é o álbum menos interessante do grupo, por outro, onde é que li isto?, mesmo assim consegue ser melhor do que a maior parte das propostas que nos são sugeridas.


Edição 2021 em CD com as refs: Lucky Dog 27 / Slang50349


"Distractions" é o 13º álbum de estúdio dos Tindersticks que me têm feito companhia há quase 30 anos e que se tornaram no grupo que eu mais vezes vi ao vivo. "Distractions" surgiu no meio da pandemia e talvez isso justifique ter ficado aquém das expectativas que qualquer novo álbum do grupo tem. Composto por 7 composições, com somente 4 originais o que sabe a pouco e ainda por cima com uma faixa inicial de 11 minutos, "Man Alone (Can't Stop the Fadin')", que ainda não conseguiu conquistar-me e 3 versões sendo nestas que encontro a minha faixa preferida. "Lady with the Braid", que os Tindersticks, ou diria Stuart A. Staples?, foram buscar a Dory Previn (1925-2012) de 1971, é a faixa que me enche as medidas.

Espera-se com ansiedade a vinda dos Tindersticks no próximo mês de Maio na comemoração dos 30 anos do grupo, para já fiquem com "Lady with the Braid".



Tindersticks - Lady with the Braid

Sem comentários:

Enviar um comentário