Algumas memórias de 2021
Anteontem faria 75 anos se fosse vivo e hoje faz 6 anos que ele nos deixou, era David Bowie. Na realidade não nos deixou de todo, por um lado porque a importância da sua música, quer a editada em vida quer a que nos vai sendo agora revelada, é tal que estou certo que irá perdurar nos tempos vindouros.
Como todos sabemos David Bowie era a um verdadeiro camaleão, não só no conjunto de personalidades que foi encarnando quer na diversidade musical que foi desenvolvendo. A sua obra que se prolongou por 6 décadas percorreu, na verdade, os mais diversos géneros, absorvendo não só as influências musicais vigentes como desenvolvendo-as, recriando-as a novos níveis. Tendo o Rock como base ele foi Pop, Folk, Blues, Hard, Avant-Garde, Ambiente e mais todos os sub-géneros que se queiram imaginar e ainda o Jazz ao qual não foi indiferente.
A década de 90 foi talvez a mais estranha, a menos acessível e a menos divulgada em toda a discografia de David Bowie, foram os anos em que predominaram a Electrónica, o Rock dito Industrial e Experimental também e onde nem o Drum'n'Bass faltou.
Para uma completa abordagem ao legado sonoro que David Bowie nos deixou seria necessário conhecer em pormenor todas as 5 caixas que já foram publicadas e que cobrem no total os anos de 1969 a 2001 (faltam portanto ainda alguns anos da sua carreira) o que na realidade não conheço. A última caixa foi editada em 2021, é constituída por 11 CD e designou-se "Brilliant Adventure (1992–2001)". São 5 álbuns de originais remasterizados e muito mais, ei-los:
- CD1: "Black Tie White Noise"
- CD2: "The Buddha of Suburbia"
- CD3: "Outside"
- CD4: "Earthling"
- CD5: "Hours"
- CD6 e 7: "BBC Radio Theatre, London, June 27, 2000"
- CD8: "Toy"
- CD9, 10 e 11: "Re:Call 5
Edição do Reino Unido, 11 CD, com a ref: 0 190295 253479 |
Completa esta caixa ainda um livro com textos exclusivos e fotos raras e inéditas, a lamentar, pelo menos no meu caso, a falta de paginação do mesmo quando a ela são feitas referências.
"The London Boys" é uma canção original de David Bowie publicada pela primeira
vez como lado B do Single "Rubber Band" em 1966, recriada por ele em 2000 para o álbum "Toy" que não chegou a ver a luz do dia até ser incluído
nesta "Brilliant Adventure (1992–2001)",
David Bowie - The London Boys
Sem comentários:
Enviar um comentário