Algumas memórias de 2021
Mais um ano passado, mais um ano a rever. Mais um ano de pandemia, mais um ano que a música popular não se pode mostrar e desenvolver como devia. Valha a tecnologia e todas as capacidades desenvolvidas de composição, gravação e produção a permitirem superar as dificuldades inerentes à pandemia.
De qualquer forma continuo a considerar que atravessamos anos menos interessantes na renovação da música popular, sendo, para mim, as propostas mais interessantes aquelas que se baseiam em pressupostos do Folk tradicional. O Rock mais convencional parece estar meio moribundo, ter-se-á esgotado? Terá chegado o seu fim? Quem sabe, já muitas vezes foi anunciado o seu fim e sempre mostrou capacidade de renovação, aguardemos pois.
Consultando diversas listas com os melhores álbuns do ano, alguns parecem reunir alargado consenso como por exemplo Billie Eilish (não forma de a conseguir apreciar, desisto rapidamente. Problema meu, provavelmente) com "Hapier Than Ever", The Weather Station com "Ignorance", os Idles com "Crawler"...
Um houve que me chamou a atenção e que considero uma das melhores gravações do ano: Nick Cave & Warren Ellis com o álbum "Carnage".
https://www.discogs.com/ |
Nick Cave mantem-se como uma das propostas mais interessantes da música popular. Vai já distante o seu inicio quando em finais dos anos 70 efectuou as primeiras gravações sob o nome The Boys Next Door, seguindo-se um conjunto de projectos que foram tomando diferentes designações, The Birthday Party, Nick Cave and the Bad Seeds, Grinderman, mostrando a vitalidade da sua música.
Warren Ellis é um multi-instrumentista colaborador de Nick Cave há longo
tempo, os dois têm gravado regularmente em duo sobretudo bandas sonoras e
outros registos como este "Carnage" de 2021, um dos trabalhos meus preferidos
deste ano.
Nick Cave & Warren Ellis - Carnage
Sem comentários:
Enviar um comentário