domingo, 30 de janeiro de 2022

Jair Rodrigues - Deixa isso pra lá

 mundo da canção nº 15 de Fevereiro de 1971


Ainda em língua portuguesa, mas agora do outro lado do Atlântico, a revista "mundo da canção" nº 15 publicava duas notícias sobre a música brasileira. Primeiro é um texto de Tito Lívio sobre Jair Rodrigues o outro é uma letra de Jorge Ben e fica para amanhã.

Jair Rodrigues (1939-2014) foi um cantor brasileiro muito popular que se revelou nos anos 60 no género bem tradicional do Samba que cultivou e desenvolveu. São deles canções tão populares como "Tristeza" (quantas vezes a dancei e cantei nos bailes de Carnaval da minha juventude em Ovar), "Deixa isso pra lá" e "Disparada".





Tito Lívio apresenta-o como "uma das maiores vozes do Brasil" da "música tradicional, com raízes populares - o samba, o velho samba nascido nas favelas do morro, entre os crioulos conservando o ritmo e os instrumentos dos antepassados africanos."

"Deixe que digam, que pensem, que falem..." assim começava a canção "Deixa isso pra lá" sucesso do seu 2º LP de 1964, tinha eu 10 anos,  e que muito se ouviu por cá. Hoje em dia considerado um percursor do Rap brasileiro, ora ouçam.



Jair Rodrigues - Deixa isso pra lá

Sem comentários:

Enviar um comentário