domingo, 23 de janeiro de 2022

Intróito - Palavras Abertas

  mundo da canção nº 15 de Fevereiro de 1971


Intróito foi um agrupamento vocal existente no período de 1969 a 1975, era constituído por 4 elementos a partir do Orfeão da Universidade Técnica de Lisboa e deram-se a revelar no programa televisivo "Zip-Zip" (1969) e no ano seguinte no "Curto-Circuito".

Em 1970 participam no Festival da RTP da Canção com a canção "Verdes Trigais" e no ano de 1971 a ele voltam, agora com a canção "Palavras Abertas" ficando-se pelo 5º lugar. 

Fizeram parte do movimento musical de contestação do regime tendo participado a 29 de Março de 1974, já muito próximo do fim da ditadura, no que ficou famoso I Encontro da Canção Portuguesa promovido pela Casa da Imprensa no Coliseu de Lisboa ao lado de nomes como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, José Jorge Letria, Fausto e Vitorino.




A letra de "Palavras Abertas" da autoria de Ary dos Santos vinha publicada no nº 15 da revista "mundo da canção" sendo a música de Nuno Gomes dos Santos um dos elementos do grupo e é o pretexto para voltarmos aos Intróito.



Intróito - Palavras Abertas

Sem comentários:

Enviar um comentário