quinta-feira, 18 de junho de 2020

Duo Ouro Negro – Construção

Terá sido através do Duo Ouro Negro que tive os primeiros contactos com a música que não sendo exactamente música popular portuguesa, não era o Rock anglo-saxónico, nem a música Pop oriunda de Itália e França.
Era algo que hoje facilmente se catalogaria na World Music, tal era mistura de géneros e influências. Veja-se o que diz a "Enciclopédia da Música em Portugal no SéculoXX":
"A escolha de repertório para gravação foi, desde o início, pautado pela diversidade. À fase de recriação de géneros performativos tradicionais, primeiro cantados em línguas angolanas, depois em português (como reflexo dum contexto político favorecendo a «mestiçagem» cultural no que dizia respeito aos territórios ultramarinos portugueses), juntaram-se composições do Duo Ouro Negro, versões da MPB e da música popular francesa, inglesa, norte-americana, latino-americana e sul-africana, cantadas em língua portuguesa. Esta estratégia editorial, abrangendo um repertório de música popular contemporâneo globalmente difundido, vocacionado para um público jovem e alargado."






Em 1972, após o sucesso do conceptual "Blackground", um EP com três canções, sendo uma delas, a sugestão para hoje, a versão de "Construção" um original e êxito então recente de Chico Buarque.



Duo Ouro Negro – Construção

Sem comentários:

Enviar um comentário