quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Flora Purim - Bahia

Realizou-se este ano o 52º Festival de Jazz de Montreux. Festival de Jazz! Não, Festival de Boa Música! Veja-se a programação deste e de todos os outros, para rapidamente nos apercebermos do ecletismo musical que sempre caracterizou este Festival. Este ano, por exemplo, estiveram John Cale, Stanley Clarke, Massive Atack, Brad Mehldau, Charlotte Gainsbourg, Iggy Pop, Gilberto Gil, Jack White, Van Morrison (20ª participação no Festival!), Steve Winwood, Nick Cave, Chick Corea, para citar os melhores entre os mais conhecidos.

Ouvi falar no Festival de Jazz de Montreux, já ele ia no seu 8º ano, 1974 portanto, quando por lá passou a cantora brasileira Flora Purim. Desse concerto saiu mais tarde o LP “500 Miles High - Flora Purim At Montreux” que me cativou por completo e que agora aqui recupero.

Depois da promissora passagem pela formação Return To Forever (1972) de Chick Corea, Joe Farrell, Stanley Clarke e o marido, o percussionista Airto Moreira , Flora Purim inicia carreira a solo destacando-se logo em 1974 na sua passagem pelo Festival de Jazz de Montreux.

Eram  sons novos, mistura única e contagiante da música brasileira com o Jazz (na época destacavam-se igualmente Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti), os que se ouviam em “500 Miles High…”, alguns a chamar-lhe de Jazz Latino.


Edição portuguesa de 1976, Ref: LP-S-56-7 com o preço de 290$00 (1,45 €)





Gravado a 6 de Julho de 1974, há, portanto, 44 anos, a escolha de uma canção deste LP - custou-me 290$00 – de 7 faixas é tarefa ingrata. Desde o início encantador de “O Cantador”, passando pelo Jazzístico “500 Miles High” (Chick Corea), pelo inspirado “Cravo e Canela” de Milton Nascimento (com participação dele mesmo), até ao incrível “Jive Talk” (Hermeto Pascoal), venha o diabo e escolha… todas!

Tendo de optar, não resisto a “Bahia” de Ary Barroso composição de 1938, numa criadora interpretação de Flora Purim (Terá sido aqui que os Talking Head viriam a inspirar-se nos ritmos inebriantes de “Remain in Light” em 1980?).




Flora Purim - Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário