segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Elvis Costello - Shipbuilding

Uma boa parte das músicas que tenho recuperado têm 40 ou mais anos e obedecem a variadíssimas razões: ou estão esquecidas, ou são pouco conhecidas, ou destacam-se pela qualidade (boa ou má) ou muito simplesmente porque fizeram parte da minha juventude. Outras há que, não tendo ainda os 40 anos, se impõem que sejam recordadas desde já, sem mais demoras, pois fazem parte de uma uma pequena lista de culto. É a escolha de hoje.

Clive Langer é um produtor musical e escreveu uma das canções mais bonitas de sempre (não estou a exagerar). A música foi entregue a Robert Wyatt (músico enorme e único na cena popular dos últimos 50 anos) mas acabaria por ser ElvisCostello a escrever a letra. A primeira gravação é, no entanto, de Robert Wyatt (onde Elvis Costello participa na guitarra e voz) e é de 1982. Em 1983 também Elvis Costello fez a sua própria versão com uma brilhante participação de Chet Baker (1929-1988) no trompete. Temos assim dois génios (Robert Wyatt e ElvisCostello) para a mesma grande canção.

Ficamos com as duas excelentes versões, qual delas a melhor?

No vídeo temos a versão de Robert Wyatt, superiormente interpretada.





Afinal os anos 80 também têm os seus encantos! Para desfrutar com o som alto e em múltiplas audições segue em anexo a versão de Elvis Costello (pelo particular do trompete, incrível).




Elvis Costello - Shipbuilding

Sem comentários:

Enviar um comentário