domingo, 19 de agosto de 2018

Anja Garbarek - Stay Tuned

Regresso de férias, de volta a mais um Regresso ao Passado.

Na Noruega ouvi muito Edvard Grieg (1843-1907) e o seu trabalho mais conhecido “Peer Gynt” que é um “incidental music” para a peça de teatro com o mesmo nome do norueguês Ibsen. Mal cheguei a casa voltei a ouvir “Peer Gynt”, agora com o devido sossego, numa edição em vinil de 1958 que era do meu pai.

Edição  Decca de 1958 , do Reino Unido, com a referência
SXL 2012; SXL.2012



Grieg arrumado virei-me para outras músicas e recorri a Jan Garbarek.
Jan Garbarek é um conhecido saxofonista de Jazz, actualmente com 71 anos e também ele norueguês. Julgo que desde os anos 70, 80, tempos em que colaborou com Keith Jarrett e também com Bill Frisell, que não o ouvia.
Nas terras distantes de Bergen (onde nasceu e morreu Grieg) descobri um disco que não conhecia. Edição de 2012 de um concerto de 1981, em trio de Jan Garbarek com o brasileiro Egberto Gismonti (guitarra e piano) e o norte-americano Charlie Haden (1937-2014) (Baixo). Disco de Jazz, de fusão de várias influências, dá pelo nome português de “Mágico: Carta de Amor”.
A ouvir com atenção.





Depois da audição deste duplo CD, Jan Garbarek recordado, seguiu-se a música experimental alternativa de Anja Garbarek, filha daquele. Com uma discografia curta para uma carreira que já vem desde os anos 90 do século passado Anja merece uma atenção redobrada na descoberta daquela que, para alguns, é um génio ignorado da música popular actual.
Uma boa entrada para a conhecer é a proposta de hoje, “Stay Tuned” do ano de 2001 que foi retomada brilhantemente por Robert Wyatt em 2007 no seu magnífico “Comicopera”.


www.last.fm

Ficamos então com o original, “Stay Tuned”, de Anja Garbarek entre a melhor música oriunda da Noruega.




Anja Garbarek - Stay Tuned

Sem comentários:

Enviar um comentário