mundo da canção nº 6 de Maio de 1970
Em 1970 Sérgio Borges (1943-2011) edita, na sequência da participação no VII Festival RTP da Canção, as primeiras gravações a solo. Elemento conhecido do Conjunto Académico João Paulo, desde as primeiras gravações de 1964, pela sua expressividade vocal, já tinha participado no III Festival RTP da Canção em 1996, onde tinha conquistado o 2º lugar com a canção "Eu Nunca Direi Adeus".
Desta vez iria conquistar o discutível 1º lugar destacado com 84 votos (mais 11 do que a "Canção de Madrugar") com a canção "Onde Vais, Rio que Eu Canto". Para a revista "mundo da canção" parecia não ter sido a primeira escolha, essa ia para "Canção de Madrugar" de Hugo Maia de Loureiro, referindo-se-lhe assim:
"Para já, o autor da letra, finalista de Letras/Românicas, deveria saber, se não foi um lamentável lapso gramatical, que é «Aonde vais, rio que eu canto» e não «Onde vais...». De resto, as quadras desta quase-valsa não ganharam coisa nenhuma. Quem triunfou foi o intérprete, verdadeiramente isso, ainda que custe a muita boa gente. O compositor arranjou uma melodia muito simples e de fácil ingresso no ouvidozinho de cada um. Agora a letra... A orquestração desta canção e de «Folhas Verdes» esteve bastante boa. Mas só isso. Veja-se de quem vem." (vinha de Joaquim Luís Gomes (1914-2009), "um dos mais destacados orquestradores portugueses, sobretudo no âmbito das actividades musicais da Emissora Nacional (EN) e da Radiotelevisão Portuguesa." em a "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX")
Segue reprodução da letra e respectiva música.
Sérgio Borges - Onde Vais, Rio que Eu Canto
Sem comentários:
Enviar um comentário