sexta-feira, 6 de julho de 2018

José Almada – Vento Suão

A Música Popular Portuguesa anterior ao 25 de Abril de 1974

Pouco a pouco aqui vou recordando José Almada. Meu conhecido desde 7 de Março de 2009 num concerto em Lousada, depois, alguns encontros na praia do Furadouro, Ovar, onde ele vive e onde eu passei a minha juventude, no entretanto, amigos no Facebook e algumas trocas de correspondência.


Lousada, 7 de Março de 2009

O que se mantém permanente é o regresso à sua música, ouço-a com alguma regularidade, em particular o álbum "Homenagem" que entretanto consegui comprar. O restante em mp3 e wav que foi o que se arranjou.
Volto hoje, ainda, ao primeiro EP, "Mendigos", de 1970 onde na contra-capa do EP "Mendigos" se pode ler:
"- Os homens do teu planeta, disse o pequeno príncipe, cultivam cinco mil rosas no mesmo jardim... e não encontram o que procuram...
- Não encontram, respondi eu...
- E, todavia, o que eles procuram poderia ser encontrado numa única rosa ou numa gota de água... 
- Concerteza, respondi eu.
E o pequeno príncipe acrescentou:
- Mas os olhos são cegos. É preciso procurar com o coração.
                 de "O Pequeno Príncipe" de Saint-Exupéry"

seguia-se um pequeno texto assinado "Discos ZIP":
"José Almada tem 17 anos e é um caso concreto de busca com o coração. O quê? A fraternidade. Principalmente para os que dela mais necessitam: os mendigos. Eles são um tema obcecante nos seus versos, nas suas conversas, nas suas preocupações. José Almada conhece Mendigos. Muitos. Viveu os seus dramas e habituou-se a amá-los, como Homens, como Homem. É fascinante ouvir José Almada falar com o coração. É importante ouvir José Almada cantar com o coração. É um talento que se adivinha, uma sensibilidade que importa compreender e respeitar."





Sou testemunha da sensibilidade e da sua espiritualidade, quer das vezes em que falámos, quer pela troca de mails que efectuámos. A sua preocupação social é manifesta logo no primeiro EP com 4 canções sob o lema "Mendigos", hoje recordamos "Vento Suão" com letra de Fausto José e música dele próprio. Uma maravilha da música popular portuguesa, neste caso anterior ao 25 de Abril.




José Almada – Vento Suão

Sem comentários:

Enviar um comentário