mundo da canção nº 6 de Maio de 1970
Sem dúvida, a revista "mundo da canção" foi antes do 25 de Abril de 1974 um dos grandes divulgadores dos principais autores da renovação da música popular que encontravam as maiores dificuldades de o ser quer na rádio, quer na imprensa escrita da época. Este nº da revista é mais um exemplo disso, nomeadamente pela publicação de um conjunto de letras que de outra forma teriam grande dificuldade em serem conhecidas.
Continuo hoje com Adriano Correia de Oliveira, figura de proa da música de intervenção (recorde-se esse verdadeiro hino de resistência que foi "Trova do Vento que Passa"), iniciou-se nas lides da música ainda na sua terra natal, Avintes, mas foi ao ir estudar Direito para a Universidade de Coimbra no final da década de 50 que tudo se altera. Atravessou a década de 60 editando uma vasta obra discográfica em discos de vinil de 45 rpm, ou seja discos EP com 4 canções. Somente em 1969 aparece o primeiro trabalho de longa duração, o LP "O Canto e as Armas" (com a mesma designação do livro anteriormente publicado por Manuel Alegre e apreendido pela censura), onde a maioria das letras das canções pertenciam precisamente a Manuel Alegre.
É desse álbum que a revista "mundo da canção" publica a letra da canção "As Mãos", "...as mãos que são o canto e são as armas."
Cantada sem acompanhamento instrumental, eis "As Mãos" na belíssima voz de Adriano Correia de Oliveira.
Adriano Correia de Oliveira - As Mãos
Sem comentários:
Enviar um comentário