mundo da canção nº 6 de Maio de 1970
Fausto, um dos nomes grandes da nossa música popular. Com José Mário Branco e Sérgio Godinho teve um papel enorme na renovação do panorama musical português no início da década de 70. De então para cá a ter um percurso importantíssimo na escrita de alguns trabalhos a ficarem na nossa história colectiva, veja-se o exemplo da obra-prima que foi "Por Este Rio Acima".
Mas vamos ao início, e esse verificou-se nos idos anos 60 e 70 do século passado. Ainda em Angola faz parte do grupo Ié-Ié, Os Rebeldes, mas é ao vir estudar para Lisboa que escolhe outros caminhos para a sua música. Logo em 1969 edita o promissor 1º EP, Prémio Revelação atribuído pelo programa de rádio "Página Um", e no ano seguinte aparece o 1º LP.
O lado A do LP terminava com a composição de Fausto "África", era esta a letra que a revista "mundo da canção" publicava, conjuntamente com "Ó Pastor que Choras", e que agora se reproduzem.
Só voltaria a editar já depois do 25 de Abril, tendo entretanto forte envolvimento, com colaborações com Adriano Correia de Oliveira, José Afonso e Manuel Freire, na luta anti regime alinhando portanto com o movimento dos cantores de intervenção.
Infelizmente o 1º LP não foi editado ainda em CD, enquanto não o é aproveitemos para ouvir "África".
Fausto - África
Sem comentários:
Enviar um comentário