"Cantor, autor de letras e compositor. É uma das figuras proeminentes da canção de Coimbra desde a década de 50.", extraído da "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX", na entrada para Luiz Goes (1933-2012).
São efectivamente dos anos 50 as suas primeiras gravações, inserindo-se as suas canções na melhor tradição coimbrã.
É naquela década que se vai assistir ao revolucionar da forma de cantar e compor da canção de Coimbra sendo de destacar alguns nomes verdadeiramente importantes nessa tarefa: José Afonso, António Portugal, António Brojo, Fernando Rolim, Fernando Machado Soares e a recordação de hoje Luiz Goes.
É ao excelente blogue "Guitarra de Coimbra" (I/II/III/IV e V) que vou buscar boa parte da informação para este Regresso ao Passado.
No meio académico de Coimbra é formado o Grupo de António Portugal, posteriormente "designado Coimbra Quintet pelo marketing fonográfico", que teve várias formações. Em 1957 partem para Madrid para a gravação de um conjunto de canções, actualmente históricas; à última da hora Fernando Machado Soares, "acometido por um pânico nervoso", desistiu sendo substituído por Luiz Goes.
"Circuladas em suporte vinil de 33 rpm (um LP) e 45 rpm (três EP) as gravações tiveram edição internacional, conquistaram grande sucesso e conferiram a Luiz Goes uma impressionante projecção mediática."
A formação que efectuou estas gravações foi constituída por Luiz Goes, António Portugal, Jorge Godinho, Manuel Pepe e Levy Batista.
guitarradecoimbra4.blogspot.com |
O LP era de 10", tinha 8 composições, entre as quais "Mi Deseo (O Meu Desejo): "MI DESEO/O MEU DESEJO (O meu desejo/É dar-te um beijo), música de Luís Goes; letra de Luiz Goes, arranjo para guitarra de acompanhamento de António Portugal."
Texto da contracapa, escrito em inglês e assinado por Manuel Lousã Henriques:
"According to some insiders the University Fado has its origin in the Medieval Troubadour culture, at the time of the installation of the Portuguese Court at Coimbra, whereas other hold the view that it is a relic of old Lusitanian folklore, but all agree that it is the most authentic and artistic of student manifestations.
At Coimbra, singing is an essential part of the student's life. The traditional bohemian of ancient Coimbra, living between his "Sebenta" (textbook) and his dreams, could only express himself in this particular style. In this way his lyrism has become a most beautiful and typically Portuguese form of art. The two main themes: Love and "Saudade" reflect his own life.
In Coimbra itself there is a light scent of washed linen in the air and a nostalgy of bells and towers. a pleasant fragance of a luxurious but familiar vegetation. Coimbra has a very special place among other towns - it is a villagetown. We learn more from its depth than from its expance and it is this town that, together with adolescense, determines the subjectivism of the academic songs.
As long as the student is singing, as long as he tells of his life and problems in short poems of popular or classical style, the University which gave birth to them and the liberal air of its culture cannot be lost. Let us sing with him:
Eu hei-de voltar um dia,
eu sou como as andorinhas
se as tuas saudades forem
bater à porta das minhas...
(One day I'll have to return,
for I am like the swallows,
when your "saudades" come knocking
at my door...)"
Luiz Goes - Mi Deseo (O Meu Desejo)
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