quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Luis Cília - O Menino Negro Não Entrou na Roda

Uma das minhas preferências na música popular portuguesa nas décadas de 60 e 70 vai para Luis Cília. Depois de já ter feito algumas passagens por este cantautor ímpar e não devidamente lembrado, volto a ele para um Regresso ao Passado mais remoto.

Luis Cília nasceu em Angola em 1943 e de acordo com a sua biografia em www.luiscilia.com:
"Veio para Portugal em 1959, para prosseguir os seus estudos.
Em 1962 conheceu o poeta Daniel Filipe que o incentivou a musicar poesia. Datam desse ano as suas primeiras experiências nesse campo ( "Meu país", " O menino negro não entrou na roda", etc.), mais tarde incluídos no seu primeiro disco gravado em França, para a editora Chant du Monde. Em Abril de 1964 partiu para Paris, onde viveu até 1974."





Nesse mesmo ano, 1964, editou em França o primeiro LP "Portugal-Angola: Chants de Lutte", disco editado pela prestigiada editora "Le Chant du Monde". Nele constava a escolha de hoje e que foi o primeiro poema musicado por Luis Cília, "O Menino Negro Não Entrou na Roda".
Numa altura em que Portugal se encontrava em plena guerra colonial, o racismo é o tema abordado nesta belíssima canção com letra do escritor angolano Geraldo Bessa Victor.

Este LP seria regravado em 1973/4 com a designação "Meu País"




Luis Cília - O Menino Negro Não Entrou na Roda

Sem comentários:

Enviar um comentário