sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Catherine Ribeiro - Dieu Est à Nos Côtés

Há nomes que, vá-se lá saber porquê, não foram, não são devidamente divulgados, pese a sua qualidade e até reconhecimento no país de origem.
Estou-me a lembrar de Catherine Ribeiro, nascida em França, filha de pais portugueses. Desde os anos 60, até à actualidade, muitos discos e espectáculos depois, uma das vozes mais importantes da canção francesa. Possuidora de uma voz impressionante, ficou conhecida como a Nico francesa.
No dizer da wikipédia:
“Catherine Ribeiro is possibly the most unique voice in French rock. Often referred as the French Nico, her Portuguese origins are responsible of the unique character of her voice.” (Na realidade há parecenças físicas e guturais entre as duas)

De acordo com Luís Pinheiro de Almeida em “Biografia do Ié-Ié”, “Nos anos 70 a revista Rock & Folk considerou Catherine Ribeiro uma das 10 melhores vozes do mundo, ao lado de Janis Joplin, Joan Baez, Tina Turner e Aretha Franklin.”

Excelente intérprete de Edith Piaf (Le Blues de Piaf – 1977), mas também de Léo Ferré, com quem se assemelha no dramatismo interpretativo, teve destaque, para além da carreira a solo, a sua ligação ao grupo “Alpes” (Catherine Ribeiro + Alpes) com os quais gravou 8 álbuns.
Identificados com o Rock progressivo dos anos 70, lembram por vezes os Soft Machine ou o grupo francês, então mais conhecido, Magma.
São dos anos 70 temas como “Paix” (15 m) e “Un jour... la mort” (24 m) onde se destacam os seus dotes interpretativos e as suas preocupações sociais.
Do final dos anos 70 vejam o video seguinte “Tous les droits sont dans la nature”.





Ou também dos anos 70, "Paix".




Uma discografia longa e de qualidade a justificar uma audição atenta.
Pela curiosidade escolhi um tema de um EP que gravou em Portugal em 1967, que não aparece normalmente referenciado na sua discografia, onde Catherine Ribeiro é acompanhada pelos nossos Sheiks.

Dos 4 temas que compõem este EP ficamos com ”Dieu est à nos Côtés”, versão de “With God On Our Side” de Bob Dylan.




Catherine Ribeiro - Dieu Est à Nos Côtés

Sem comentários:

Enviar um comentário