quarta-feira, 25 de outubro de 2017

António Bernardino - Cantiga Para os Que Partem

António Bernardino (1942-1996) foi um nome grande do Fado de Coimbra.

As primeiras gravações, conforme "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX", datam de 1964, que adianta:
"Desde a sua chegada a Coimbra e ao longo deste período, manteve-se próximo do grupo ligado à «trova» (A. Portugal, Manuel Alegre), tendo participado num dos fonogramas mais representativos deste «movimento» (LP Flores para Coimbra, 1970).

"Flores para Coimbra" é um LP editado pela Arnaldo Trindade em 1970 na sequência do EP anteriormente publicado que continha as canções: "Flores para Coimbra", "Canção com Lágrimas", "Canção do  Exílio" e "Trova da Planície". Com uma discografia muito pouco conhecida, "Flores para Coimbra" foi o disco que teve maior divulgação e é deste trabalho que possuo um exemplar.


Edição da Orfeu com referência SBNAT 11007 de 1970



Com a colaboração de António Portugal (guitarra), Francisco Martins (Guitarra) e Luís Filipe (Viola), António Bernardino deixa-nos um disco importante, um registo histórico do estado da trova de Coimbra no final da década de 60.

Para recordação "Cantiga Para os Que Partem", letra de Rosalia de Castro, escritora galega, música de José Niza e interpretação de António Bernardino.
(Mais conhecida terá sido a interpretação de Adriano Correia de Oliveira inserida no LP "Cantaremos" de 1970 sob o nome "Cantar de Emigração", também os Duarte & Ciríaco a gravaram no mesmo ano sob o nome "Este Parte, Aquele Parte")




António Bernardino - Cantiga Para os Que Partem

2 comentários:

  1. Bom dia! Qual é a diferença entre o STAT 006 e SBNAT 11007? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Boa questão para a qual não tenho total certeza, mas tanto quanto consegui apurar estamos perante diferentes edições, a primeira com "Made in England" e a segunda com "Made in Portugal". Obrigado e volte sempre.

    ResponderEliminar