Fernando Tordo é um cantautor incontornável da música portuguesa.
Muito cedo começou a cantar e a tocar viola tendo aos 14 anos ingressado no primeiro conjunto Pop. Diz-nos a "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX":
"Em 1964 integrou o conjunto Os Deltons, cantando e tocando guitarra eléctrica em bailes de finalistas e associações recreativas."
Ainda no ano de 1966 vai fazer parte do conjunto português mais relevante da época, os Sheiks. Diz a referida enciclopédia:
"Em Dez. 1966 integrou, substituindo Carlos Mendes, como vocalista principal e «guitarra-ritmo» (guitarra eléctrica com a função de acompanhamento rítmico), o conjunto Sheiks, uma das formações com mais sucesso na época, onde permaneceu aproximadamente ano e meio."
É pois com Fernando Tordo que os Sheiks gravam o último EP, antes de terminarem com as faixas "How Could You Forget", "That's All", "Old Generation" e "Bloody Dreamer".
Em 1969 estreia-se no Festival da Canção da RTP, onde vai ter presença assídua, começa também uma produtiva colaboração com o poeta Ary dos Santos "...que se prolongou por 14 anos, da qual resultaram perto de 400 composições...".
Na sequência do Festival, onde fica em 5º lugar com a canção "Cantiga", é editado o primeiro EP com as faixas "Cantiga", "That Day, "O Pedro" e "Some Words of Love", estas três últimas de sua autoria.
Aqui Fernando Tordo numa fase de influência da canção ligeira que vinha lá de fora, segue para ouvir "O Pedro".
Fernando Tordo - O Pedro
Sem comentários:
Enviar um comentário