sábado, 21 de outubro de 2017

Grupo 5 - Meninos do Biafra

Em 1968 a formação portuense Conjunto Sousa Pinto muda de designação e passa a Grupo 5.

Em entrevista ao blog “Ié-Ié” o próprio Sousa Pinto recorda:
“O Grupo 5 foi a continuação do Sousa Pinto. Apenas aconteceu a mudança de nome, por sugestão minha. Não me dava bem com a popularidade.”

Tendo o Conjunto Sousa Pinto gravado 6 EP entre 1962 e 1966, o Grupo 5 vai dar continuidade, com diferentes sonoridades, com mais 3 EP entre 1968 e 1970. E assim entre originais (em português e inglês) e versões de temas de sucesso (dos Monkees aos Wallace Collection) se fizeram estas gravações aqui e acolá com algumas manifestações de um Pop psicadélico que por cá começava a fazer-se sentir.
O grupo despedia-se das gravações em 1970 com o EP “Wight is Wight” podendo-se ler na contra-capa:
“Atravessando, ainda, uma fase experimental que deve ser tomada como equivalente de um constante dinamismo, o GRUPO 5 transpôs, há muito e decididamente, a linha que separa as tentativas das realidades. Atingiu-se um estilo, persiste-se num ritmo de trabalho, avança-se rumo a um objectivo bem determinado: a criação de música portuguesa com qualidade e autenticidade, merecedora de atenção e de respeito. Este disco surge como exemplo das potencialidades e das intenções do GRUPO 5, que sabe o que vale e para onde vai.”

 E terminava:
“De costas voltadas para a trivialidade medíocre dos assuntos que são santo-e-senha na música comercial portuguesa (que cada qual escolha as excepções que quiser), o GRUPO 5 aborda temas de implicação social — sérios e actuais.” 





Pondo de lado as versões pouco interessantes dos super-êxitos que foram “Wight is Wight” de Michel Delpech e “Daydream” dos Wallace Collection a escolha vai para “Meninos do Biafra” mais condizente com os “… temas de implicação social — sérios e actuais”.




Grupo 5 - Meninos do Biafra

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