quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Victor Gomes - My Prayer

“Lisboa ficava tomada de assalto quando, nesse fabuloso Teatro Monumental, no mesmo cartaz em que o saudoso Vasco Morgado apresentava as maiores e mais belas produções marcantes das melhores décadas dos palcos portugueses, entre as luzes que anunciavam Laura Alves, Vasco Santana, António Silva, Costinha, Villaret, onde desfilavam Sammy Davis e Duke Ellington, Aznavour e Ella Fitzgerald, Sylvie Vartan e Hallyday, Alberto Cortez e Bécaud, Grande Otelo e Sandie Shaw, o trompete fascinante de Louis Armstrong, no mesmo tablado pisado entre ovações sem conta por Eunice Muñoz. Paulo Renato, Max, Amália, Milú, Simone, entrava um rapaz magro e nervoso, liana louca que se transfigurava aos primeiros acordes musicais para, no comando dos seus Gatos Negros, friccionar a serenidade, inocular frenesim e paixão, interpretando os mais modernos ritmos que surgiam pelo mundo.” 

Assim começa o texto da capa interior do CD editado em 1993 intitulado “O Regresso do Rei do Rock”. Era o Victor Gomes e Os Gatos Negros!

Victor Gomes chega a Lisboa (vindo de Angola) em 1963 onde obtém um enorme sucesso. Do Blog Ié-Ié as palavras do próprio Victor Gomes:
“Quando cheguei a Portugal, em 1963, já havia o Zeca do Rock, o Joaquim Costa, o Nelo do Twist, o Fernando Conde, mas não cantavam o rock original, cantavam umas coisas em português. Fui o primeiro a cantar rock em inglês. O Daniel Bacelar cantava umas baladas. Eu é que trouxe a energia do rock, a rebeldia e os blusões de cabedal pretos, à americana.”




Entre concursos, espectáculos e o cinema se fez a trajectória de Victor Gomes até 1967, altura da gravação de um único EP já, entretanto, aqui recuperado. Desse mesmo EP, gravado não com os Gatos Pretos, mas sim com Os Siderais, chega a vez de “My Prayer” êxito dos The Platters em 1956.

Agora, “My Prayer” por Victor Gomes e Os Siderais.




Victor Gomes - My Prayer

Sem comentários:

Enviar um comentário