sábado, 26 de agosto de 2017

Conjunto ZOO - Baby, Come Back

Os conjuntos portugueses nos anos 60 tinham regra geral pouca duração, os estudos, a Guerra no Ultramar, as dificuldades económicas ditavam normalmente o fim das muitas experiências musicais então ocorridas. Não sei qual terá sido a razão do fim do Conjunto ZOO (1967-1970), por onde passou o Guilherme Inês, mais tarde dos Beatnicks, Chinchilas, Objectivo e, já nos anos 80, nos Salada de Frutas, só sei que deixaram um interessante EP gravado em 1969 com 4 faixas de versões de temas mais ou menos conhecidos na época.




Comecemos pelo texto da contra-capa:
"Não há muito, meia dúzia de rapazes enviaram o seguinte telegrama : 

 «SENHOR COMANDANTE CHEFE N. A. S. A. STOP UNITED STATES OF AMERICA STOP OFERECEMO-NOS DAR PRIMEIRO ESPECTÁCULO LUA APÓS CHEGADA PRIMEIROS ASTRONAUTAS STOP CONJUNTO ZOO

Da N. A. S. A. ninguém deu sequer resposta à tão singular mas bem amável oferta desse tal desconhecido Conjunto ZOO. Foi pelo menos pouco cortês, o senhor Comandante Chefe, faltando às mais elementares regras de civilidade e etiqueta e, o que é pior e mais grave, privando os primeiros astronautas a porem pé na Lua, talvez, do curioso espectáculo de música pop que graciosamente se lhes oferecia. Mas perdoa-se-lhe a indelicadeza, porque em boa verdade o pobre comandante deve mesmo andar na Lua e também porque, ao fim e ao cabo, «quem cala, consente». Temos assim que o ZOO, mais dia menos dia, há-de ir à Lua. Que é como quem diz: há-de ir longe.
Para tal, nem lhe falta audácia — leram o texto de telegrama, não leram? Nem lhe escasseia o metal sonante — várias centenas de contos estão traduzidas no instrumental e aparelhagem de melhor qualidade e mais caros do país, no que se refere evidentemente a agrupamentos similares.
Nem, principalmente e para terminar, é alheio ao conjunto o talento interpretativo —ele aí fica bem demonstrado no seu primeiro disco. Oiçam, por exemplo, «Baby, come back» e digam depois se os primeiros visitantes da Lua não poderiam perder um grande espectáculo?

 P. S. — Quando sair o próximo disco deste conjunto, tentaremos explicar a origem do seu nome — ZOO — e daremos para os interessados o nome dos seis jovens que o constituem. —F. A.” 

Da veracidade do telegrama não faço ideia, verdadeira é a versão de “Baby, Come Back”.
Mas primeiro vamos ao original dos The Equals gravado em 1966 e grande êxito em 1968.



Agora, sim, o Conjunto ZOO e “Baby, Come Back”.




Conjunto ZOO - Baby, Come Back

Sem comentários:

Enviar um comentário