terça-feira, 22 de agosto de 2017

Quinteto Académico - Abdulah

Existiu quase toda a década de 60 (1961-1969), por ele passaram várias dezenas de músicos, contrariamente à generalidade dos conjuntos de então não abraçaram os sons Ié-Ié e os seus elementos abriram-se a outras influências menos comuns, pincelas de Jazz e Soul. Foi o Quinteto Académico, mais tarde Quinteto Académico + 2.

Depois de já termos recordado “Winchester Cathedral” e “Reach Out I'll Be There” , ambas do 2º EP de 1967, recuamos mais um pouco e vamos ao 1º EP gravado em 1966, na contra-capa lia-se:
“Se normalmente um disco representa a consagração de um conjunto, existe no Quinteto Académico uma excepção a tal regra: um conjunto já consagrado enceta agora a sua carreira no mundo do disco. Sem nunca se ter preocupado com alardes de publicidade, a ascensão do Quinteto Académico tem-se caracterizado pela segurança de cada passo e solidez em cada estágio. Nessa linha de conduta e desfrutando indubitavelmente de uma posição cimeira na panorâmica dos conjuntos portugueses, só agora a exigência que sempre caracterizou os seus elementos (são eles os mais implacáveis juízes de si próprios) permitiu a gravação em disco de algumas das suas interpretações. 
No caso presente incluem-se quatro composições que traduzem a versatilidade e ecletismo deste grupo. Ao lado de «Abdulah», o mais recente shake de sua autoria, surge um espiritual negro, «Michael» uma kwela em que sobressai a originalidade do instrumento solista — uma ocarina — que lhe empresta um sabor exótico, rematando por uma interpretação parodiada, de inspiração clássica, de um ritmo actual: o let kiss.
Não nos restam quaisquer dúvidas. O Quinteto Académico gravou um disco em todos os aspectos válido; um disco que pela diversidade de estilos, domínio de vozes e originalidade de orquestração (nada menos de 14 instrumentos intervieram na gravação), se destina, decerto, a agradar a todos os apreciadores de autêntica música.”




Do ecletismo deste EP escolhi o instrumental “Abdulah”, único original do conjunto. Ora, vamos lá, ouvir “Abdulah”, um “shake” como então se dizia.




Quinteto Académico - Abdulah

Sem comentários:

Enviar um comentário