sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Pop Five Music Incorporated - The Weight

E vamos à 6ª passagem pelos Pop Five Music Incorporated.

As saídas, em finais de 1969, do TóZé Brito (para o Quarteto 1111) e de David Ferreira, e a entrada do Miguel Graça Moura, marcam dois períodos bem distintos na vida dos Pop Five Music Incorporated (1967-1972). De um grupo predominantemente de versões de êxitos do pop-rock anglo-americano, para um grupo que passou a privilegiar os originais com um sonoridade progressivamente mais hard-rock (ouçam-se os Singles gravados nos estúdios da Pye, em Londres, em 1971).
Já em Janeiro de 1970 Luís Varela (guitarra) afirmava na revista «mundo da canção»:
“O nosso repertório é o mais progressivo que conheço (quem toca King Crimson, Jeff Beck, Chicago, Keef Hartley, Blood Sweat and Tears, Renaissance, etc, no nosso país?). Sempre evitámos a música bubblegum e agora, mais do que nunca, preocupamo-nos em satisfazer o nosso interesse na heavy music, nas correntes mais adiantadas da música pop mundial.”




A opção de escolha fica, entre originais (alguns menos inspirados) e versões de canções (algumas, na época, por cá pouco divulgadas), para esta última. Recuamos ao 2ºEP de 1969 e ao tema “The Weight”, um original do excelente grupo The Band, grupo que para além de ter sido conhecido como suporte a Bob Dylan, teve um conjunto de gravações originais de muito bom gosto.
The Band terminaram em 1976 com o famoso concerto de despedida, gravado por Martin Scorsese, “The Last Waltz”, e é a este concerto que vamos buscar “The Weight” (gravado originalmente em 1968) aqui com a colaboração dos The Staple Singers.




A não desmerecer, em anexo “The Weight” pelos portuenses Pop Five Music Incorporated.




Pop Five Music Incorporated - The Weight

Sem comentários:

Enviar um comentário