quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Bob Dylan - Wigwam

mundo da canção nº 4

De "Mixed up confusion" a "I Could Have Told You" vão 55 anos de distância, vão 38 álbuns de estúdio, vão de um Bob Dylan inconformado e irreverente de "Bob Dylan" interprete de Folk e Blues a um Bob Dylan Pop-Star de "Triplicate" interprete de canções clássicas americanas da primeira metade do século XX. Sempre avançado no tempo. Bob Dylan, um caso à parte na história da música popular.

Em Março de 1970, o nº 4 da revista "mundo da canção" publicava na última página a ficha nº 3 dedicada a Bob Dylan, onde se podia ler: "A maneira de compreender Dylan é ouvi-lo. Ouvi-lo com cuidado. Escutar uma canção de cada vez, tocando-a numerosas vezes até que fique bem dentro de nós."





Nessa altura, Bob Dylan estava em estúdio a efectuar as gravações do menos bem acolhido "Self Portrait". Um duplo LP pró-Country que a crítica estranhou mas que hoje se ouve com muito agrado, de canções tradicionais a canções originais assim se fazia este subestimado disco.

Depois da consagração total na ilha de Wight", Dylan edita em 1970 "Self Portrait" (que incluía 4 faixas gravadas ao vivo em Wight), um disco, segundo Jesús Ordovas no livro "Bob Dylan", de "reconciliação e auto-aceitação".  Um disco onde "Os críticos americanos começavam a falar de conformismo e estabilidade", mas "Muitos consideram que o seu Auto-retrato é uma das mais belas obras de arte da música contemporânea americana". Terminando ao afirmar que "... Auto-retrato abria um infinito leque de possibilidades para o futuro"

Entre os originais constava a "estranha peça musical" "Wigwam", gravado precisamente em Março de 1970.

Para ouvir "numerosas vezes", eis "Wigwam".




Bob Dylan - Wigwam

Sem comentários:

Enviar um comentário