quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Férias com Fairport's Cropredy Convention 2017

Este ano faz 50 anos que o histórico grupo de Folk-Rock inglês Fairport Convention se formou.

A 10, 11 e 12 realiza-se o festival Fairport's Cropredy Convention na pequena vila de Cropredy cuja primeira realização data de 1976. Portanto nada melhor que aproveitar as férias e conjugá-las com este evento, cujo cartaz é o seguinte.




As expectativas maiores vão para o 2º e 3º dias onde se destaca:

- Petula Clark, com a bonita idade de 84 anos ainda pisa os palcos e está activa em termos discográficos. Será que vamos ouvir "Downtown"?
- Richard Thompson, membro fundador dos Fairport Convention onde permaneceu de 1967 a 1971. Músico ímpar na cena folk-rock desde os anos 60 até hoje, foi galardoado em 2011 Officer of the Order of the British Empire pelo serviço prestado à música. É a expectativa maior e a concretização de um desejo, ver Richard Thompson ao vivo.
- Morris On, é um colectivo de músicos que teve a primeira aparição em 1972 com um disco com a mesma designação. Na génese do projecto Morris On está Ashley Huchings membro fundador do Fairport Convention onde esteve de 1967 a 1969.
- Judy Dyble's Band of Perfect Strangers, banda actual de Judy Dyble, cantora da formação inicial dos Fairport Convention, deu a voz no primeiro LP do grupo, sendo substituída em 1968 pela saudosa Sandy Denny.
- Plainsong, formação intermitente de Ian Matthews (ou Iain Matthews). Ian Matthews, voz inconfundível, fez parceria com Sandy Denny nos anos de 1968 e 1969. Neste ano partiu para carreira a solo e não só formando excelentes grupos como os Matthews Southern Confort e os Plainsong do magnífico álbum "In Search of Amelia Earhart" de 1972.
- Fairport Convention & Friends, a fechar o festival os actuais Fairport Convention numa actuação prevista de 3 horas, onde Simon Nicol é a única presença da formação inicial e por onde deverão passar, para além dos amigos, muitos dos músicos que integraram este colectivo. Esperamos homenagem aos desaparecidos Trevor Lucas, Dave Swarbrick, Martin Lamble e a incontornável Sandy Denny.

Agora é tempo de pegar nos bilhetes...


... e partir em direcção a Cropredy. Até breve.
Tempo ainda para voltar a ouvir "Meet on the Ledge", uma canção de Richard Thompson de 1968, na voz estão Sandy Denny e Ian Matthews.




Fairport Convention - Meet on the Ledge

2 comentários:

  1. Alegra-me ver a referência a este festival Folk porque o conheço por ter, um CD gravado aí e ficar a saber que os Morris On e Plainsong, de boa memória, ainda "mexem". Não incluo os Fairport Convention nesta alusão porque, quanto a eles, nunca vão, e bem, acabar. A sua, quase permanente, produção discográfica aí está para o comprovar.

    ResponderEliminar
  2. Como tenho estado de férias só agora vi o seu comentário. Quando voltar espero recuperar algumas memórias deste festival que desde já adianto foi magnífico.

    ResponderEliminar