terça-feira, 26 de julho de 2016

Patxi Andión - Manuela

mundo da canção nº 1


Patxi Andión é um destacado cantor espanhol. O período de maior actividade musical corresponde à década de 70, em particular os anos que antecederam a queda do franquismo em Espanha. Desde o álbum inicial, "Retratos" de 1969 até 1978 com "Cancionero Prohibido", estão 10 discos marcantes, donde saíram canções tão conhecidas como "Puedo Inventar", "Como Tu", "Una Dos y Tres", "20 Aniversario","Nos Pasarán la Cuenta", "Samaritana", "Porque Me Duele la Voz", "Habría Que Saberlo", "El Maestro", "Canto", etc..

Possuidor de uma voz inconfundível ficou por cá conhecido logo em 1969 com a passagem pelo programa da RTP "Zip-Zip". À semelhança do nosso José Afonso, José Mário Branco e Sérgio Godinho era possível ouvi-lo na nossa rádio em programas como a "Página Um" que era então uma referência da divulgação de músicas que não passavam tão facilmente noutras programações.




"Manuela", que Patxi Andión grava em 1969 e cuja letra o nº 1 da revista "mundo da canção" transcreve em Dezembro de 1969, é a versão da canção popular republicana "Ay Carmela" dedicada à mulher e à sua participação na guerra civil.





Patxi Andión - Manuela

Sem comentários:

Enviar um comentário