mundo da canção nº 1
Francisco Fanhais, mais conhecido por Padre Fanhais, foi tornado público em 1969 no programa televisivo “Zip-Zip” - boas memórias - e rapidamente fica ligado ao grupo de cantores ditos de intervenção assumidamente anti-regime.
Grava em 1969 o EP “Cantilenas” (muito bom!) (a 4 de Outubro estava há 7 semanas nos top dos mais vendidos) e, em 1970, o LP “Canções da Cidade Nova”. O regime e a igreja não lhe perdoam o atrevimento e é assim proibido (três em um) de exercer o sacerdócio, dar aulas e cantar. Em 1971 vai para França onde se torna militante da LUAR e donde regressa no 25 de Abril.
A revista "mundo da canção", no seu número 1 de Dezembro de 1969, para além de fazer capa com o Padre Fanhais inclui a letra de "À Saída do Correio" por ele musicada e interpretada e que cantou no programa televisivo "Zip-Zip".
Ainda em 1969 saiu o LP "Zip-Zip", colectânea de temas que passaram pelo programa, Rui Mingas, Hugo Maia Loureiro, José Barata Moura, Efe 5 eram alguns deles, e que dava início à editora Zip.
Do Padre Fanhais segue ao vivo no “Zip-Zip” o tema “À Saída do Correio”, a anteceder a apresentação feita pelo Fialho Gouveia. Quem se lembra? Aí vai.
Padre Fanhais - À Saída do Correio
Sem comentários:
Enviar um comentário