sexta-feira, 22 de julho de 2016

Jean Ferrat - Ma France

mundo da canção nº 1

De entre a galeria de grandes nomes que a canção  francesa dos anos 60 nos deixou, encontra-se o nome de Jean Ferrat, porventura um dos  nomes menos sonante.

Jean Ferrat (1930-2010) cantor, compositor e poeta foi combatente pelos pobres e oprimidos e um combatente pela liberdade. As letras das canções que interpretou manifestavam esse compromisso, na luta por uma sociedade mais justa e menos opressora, mas também cantou canções de amor e musicou Louis Aragon e Frederico Garcia Lorca.

No seu nº 1 a revista "mundo da canção", em Dezembro de 1969, publica os versos de "Ma France" e num pequeno texto Fean Ferrat é apresentado assim:
"É um dos nomes mais válidos da canção francesa mas, ainda pouco conhecido entre nós. Para uma maior divulgação aqui deixamos um dos seus últimos êxitos.
Na realidade val a pena ouvir e sentir os belos poemas que Ferrat nos oferece neste LP Movieplay-Barclay.
Se o volume de pedidos o justificar podemos incluir em futuros números todos os poemas deste acetato."

Seguia-se a letra de "Ma France".




A carreira de Jean Ferrat inicia-se nos anos 50 e é no princípio dos anos 60 que conhece o sucesso com a canção "Ma Môme", segue-se "Nuit et Brouillard" e muitas outras canções como "La Montagne" que o vão colocar entre os grandes intérpretes da canção francesa ao lado de um George Brassens e Léo Ferré.
Em 1969 do álbum "Jean Ferrat" ficamos com a grande canção "Ma France", um verdadeiro hino à França do trabalho e da liberdade, foi proibido de a interpretar na televisão.



Jean Ferrat - Ma France

Sem comentários:

Enviar um comentário