mundo da canção nº 1
"Ao despedir-se do público brasileiro pouco antes de embarcar para a Europa, Gilberto Gil deixou gravada a sua homenagem. A sua música foi uma explosão de alegria e o Brasil inteiro passou a cantá-la." em "mundo da canção" nº 1 de Dezembro de 1969.
Em 1969, já com Gilberto Gil no exílio, é editado o Single "Aquele Abraço", saído do terceiro álbum e era a homenagem que o músico deixava ao povo brasileiro. É a letra dessa canção que a revista "mundo da canção" então editou conjuntamente com o texto supra.
Gilberto Gil, figura incontornável da música popular brasileira, elemento central, a par de Caetano Veloso, na renovação da música popular brasileira nos anos 60. Essa renovação, denominada "movimento tropicalista" ou "tropicalismo", misturava a tradicional canção brasileira com toda uma série de novas influências, nomeadamente o Rock psicadélico, que não era do agrado do regime militar de então. Em 1969, é editado o 3º LP de Gilberto Gil que teve o seu primeiro grande sucesso, precisamente em "Aquele Abraço".
"Aquele Abraço" gravada, pouco antes de partir para o exílio em Londres, ficaria como um manifesto anti-ditadura e uma despedida ao povo brasileiro. Segue "Aquele Abraço".
Gilberto Gil - Aquele Abraço
Sem comentários:
Enviar um comentário