O curto espaço de tempo, de finais de 1965 a meados de 1967, foi mais que suficiente para o nascimento, desenvolvimento e morte da nova cultura que se desenvolveu em S. Francisco. As suas repercussões, essas mantiveram-se ao longo dos tempos.
"...esta nova cultura foi silenciada durante um ano pela imprensa mundial, que lhe deu a chancela «hippie» para convertê-la num simples slogan turístico." em "O Mundo da Música Pop".
Quando ela se espalhou um pouco por todo o lado, cá também, já S. Francisco tinha declarado o seu fim.
A 6 de Outubro de 1967 é declarado o fim do movimento hippie: "The Death of The Hippie" foi o funeral celebrado.
Para além dos muitos e bons grupos originários de S. Francisco, muitos dos quais já aqui se deu conta, outros não oriundos de S. Francisco mas de alguma forma a ela relacionados são de referir, Crosby, Stills, Nash & Young, The Doors, Bob Dylan, Scott Mckenzie, The Youngbloods, The Mamas and The Papas, etc..
Fechamos esta passagem pelo Som de S. Francisco com um grupo bem distante da West Coast: The Mamas and The Papas.
The Mamas and The Papas eram um quarteto predominantemente vocal formado por Cass Elliot (1941-1974), John Phillips (1935-2001), Michelle Phillips (1944-) e Denny Doherty (1940-2007), originários de Nova York, ficaram para sempre ligados à contracultura hippie dos anos 60.
John Phillips é mesmo o autor de "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" eternizada na voz de Scott Mackenzie, editada em Maio de 1967 e promotora do Monterey Pop Festival (o qual teve em John Philips um dos principais organizadores) que se realizou em Junho, era o início do Summer of Love.
Recuperamos, mais uma vez, "California Dreamin'", editada em finais de 1965, e que ficará para sempre como um símbolo da cena musical da West Coast.
The Mamas and The Papas - California Dreamin'
Sem comentários:
Enviar um comentário