sexta-feira, 4 de março de 2016

The Mamas and The Papas - California Dreamin'

O Som de S. Francisco

O curto espaço de tempo, de finais de 1965 a meados de 1967, foi mais que suficiente para o nascimento, desenvolvimento e morte da nova cultura que se desenvolveu em S. Francisco. As suas repercussões, essas mantiveram-se ao longo dos tempos.

"...esta nova cultura foi silenciada durante um ano pela imprensa mundial, que lhe deu a chancela «hippie» para convertê-la num simples slogan turístico." em "O Mundo da Música Pop".
Quando ela se espalhou um pouco por todo o lado, cá também, já S. Francisco tinha declarado o seu fim.
A 6 de Outubro de 1967 é declarado o fim do movimento hippie: "The Death of The Hippie" foi o funeral celebrado.




Musicalmente os acontecimentos ocorreram de formas diversas, através da Family Dog Concerts (que se prolongaram por 1968), os concertos no Carousel Ballroom (durante alguns meses transformado numa espécie de centro comunitário gerido pelos Grateful Dead, Jefferson Airplane, Quicksilver Messenger Service e Big Brother and the Holding Company), posteriormente os famosos concertos no Fillmore West de Bill Graham, os Trips Festival no Longshoreman's Hall ou ainda os concertos ao ar livre no Panhandle e Golden Gate Park (centro do Summer of Love).


Para além dos muitos e bons grupos originários de S. Francisco, muitos dos quais já aqui se deu conta, outros não oriundos de S. Francisco mas de alguma forma a ela relacionados são de referir, Crosby, Stills, Nash & Young, The Doors, Bob Dylan, Scott Mckenzie, The Youngbloods, The Mamas and The Papas, etc..

Fechamos esta passagem pelo Som de S. Francisco com um grupo bem distante da West Coast: The Mamas and The Papas.
The Mamas and The Papas eram um quarteto predominantemente vocal formado por Cass Elliot (1941-1974), John Phillips (1935-2001), Michelle Phillips (1944-) e Denny Doherty (1940-2007), originários de Nova York, ficaram para sempre ligados à contracultura hippie dos anos 60.
John Phillips é mesmo o autor de "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" eternizada na voz de Scott Mackenzie, editada em Maio de 1967 e promotora do Monterey Pop Festival (o qual teve em John Philips um dos principais organizadores) que se realizou em Junho, era o início do Summer of Love.
Recuperamos, mais uma vez, "California Dreamin'", editada em finais de 1965, e que ficará para sempre como um símbolo da cena musical da West Coast.



The Mamas and The Papas - California Dreamin'

Sem comentários:

Enviar um comentário