sexta-feira, 25 de março de 2016

Blitz Nº 73 de 25 de Março de 1986

Jornal "Blitz"

Contrariando o habitual a capa do nº 73 do jornal Blitz de há 30 anos trazia na capa o então jovem actor Matt Dillon sob o título "Rumble Fish", o filme de 1983 de Francis Ford Cappola.




- Na página 2, entre as pequenas notícias econtrava-se o anúncio do novo LP de Lou Reed, "Mistrial".
- Na página 3, o destaque ia para as escolhas dos leitores do "New Musical Express", os melhores grupos do ano de 1985 eram os seguintes:
1 - The Smiths
2 - Jesus and Mary Chain
3 - Style Council
4 - Pogues
5 - U2
6 - New Order
7 - The Fall
8 - Prefab Sprout
9 - Talking Heads
10 - Cocteau Twins

Boas escolhas, sem dúvidas.
- Página 4 com oportunidades de emprego e anuncia-se que o Café-Concerto no Bairro Alto está interessado em artistas plásticos amadores para aí fazerem exposições.
- Página 5 totalmente dedicada aos Long Ryders: "Longe dos ridículos Los Lobos e perto dos longínquos Byrds, entre o desejo de pó dos caminhos na garganta e os «grafitti» urbanos de Los Angeles..."
- Anúncio a emblemas do Blitz preenche toda a página 6, 4 por 200$00 (1 €).
- Página 7 vai para Francis, guitarrista ex-Xutos e Pontapés e ex-UHF em conversa com o Blitz, o propósito é o primeiro disco a solo "Stilleto".
- Página 8 ocupada com Juice Newton,"A minha música é o folk-rock".
- Página 9 para os elogios de "Rumble Fish", que justificaram a capa do jornal.
- Páginas centrais vão para uma das minhas preferidas: Nico. "Atemporal, hermética, nihilista, ascética são predicados que, regra geral, não se aplicam a uma cantora. A regra vira excepção, no entanto, quando a cantora responde pelo nome «Nico»."
- Página 12, as recordações da Busca No Sótão e da Feira da Ladra vão para os Spencer Davis Group ou melhor para Steve Winwood: "Os Spencer Davis Group eram Steve Winwood".
- Nada a adiantar na página 13 dedicada aos Pregões e Declarações.
- Na página 14 Roger Daltrey diz: "Os Who pararam no memento exacto". Roger Daltrey em carreira  a solo depois do fim dos The Who em 1983 e antes das muitas reuniões dos The Who que levaran inclusivé a um escusado novo disco, "Endless Wire", em 2006.
- Página 15 com o Cardápio da Música, Rádio, Televisão, Cinema e Exposições. Claro que no cinema a sugestão ia para "Rumble Fish".
- Página 16 ocupada com Fernando Girão. Os tempos do Very Nice já lá vão, em 1986, o pretexto era o novo disco "Africana".
- Página 17 com os discos "The Blind Leading The Naked" dos Violent Femmes" e "The Clock Comes Down The Stairs" dos Microdisney. Este a referência mais positiva nos discos editados em Portugal com 4 estrelas.
- O deserto nas tabelas de discos mais vendidos leva-nos a passar rápido as páginas 18 e 19, pouco se aproveita.
- Termina com a página 20 que vai para Huey Lewis: "Na Actualidade ninguém está a fazer nada de original". Ele próprio reconhece: "Eu não estou a fazer nada de especial...". Fica-lhe bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário