Monterey International Pop Festival 1967
Vamos directos para a noite de Sábado de 17 de Junho de 1967, vamos para o Festival de Monterey. Nessa noite actuaram: Moby Grape, Hugh Maseleke, The Byrds, Laura Nyro,
Jefferson Airplane,
Booker T. & the M.G.'s,
The Mar-Keys
e Otis Redding.
Comecemos pelos Moby Grape que abriram a noite.
Numa combinação hábil de vários estilos musicais os Moby Grape, oriundos de S. Francisco, editaram, poucos dias antes da sua presença no Festival de Monterey, o primeiro e muito promissor homónimo álbum que ainda hoje se mantém como uma referência da melhor produção da cena psicadélica de S.Francisco. Que grande ano foi o de 1967, um pouco por todo o lado!
Uma coisa é certa, passados todos estes anos, ainda hoje é particularmente agradável a audição deste disco que por cá teve tão pouca divulgação.
Monterey foi o primeiro grande festival de música Rock, nele foram lançados ao mundo grandes nomes da música popular, de Janis Joplin a Steve Miller. Os Moby Grape não tiveram o reconhecimento daqueles, problemas diversos desfizeram e fizeram o grupo várias vezes, mas o primeiro álbum e a passagem pelo Festival foram um marco significativo das inovadoras sonoridades então praticadas.
"Indifference" foi o tema de abertura da actuação dos Moby Grape e, por sinal, a que encerra o primeiro álbum. Eis os Moby Grape em Monterey.
Moby Grape - Indifference
Sem comentários:
Enviar um comentário