Monterey International Pop Festival 1967
Numa biografia de Bruce Eder relativa aos participantes no Festival de Monterey de 1967 lia-se o seguinte sobre Laura Nyro (1947-1997):
"Laura Nyro was one of those musical talents too imposing to ignore, and too diverse to categorize.", era o que eu pensava dela.
Por um lado Laura Nyro era um talento enorme que se destacou principalmente na segunda metade dos anos 60 e inícios da década de 70, por outro era difícil de a definir musicalmente situando-se numa mescla de estilos ( pop, jazz, gospel, rhythm and blues, show tunes, rock e soul de acordo com a wikipédia), que lhe conferiam uma sonoridade muito própria.
Quando participou no Festival de Monterey tinha já um álbum, "More Than a New Discovery", editado tinha ela 19 anos. Neste álbum constava a canção "And When I Die" que viria a ser um grande sucesso na versão dos Blood, Sweat and Tears em 1969.
Infelizmente a actuação de Laura Nyro, em Monterey, parece não ter tido o agrado de todos, recebendo críticas negativas, para alguns, foi mesmo a prestação menos conseguida do Festival.
"Eli and The Thirteenth Confession" e "New York Tendaberry",
respectivamente de 1968 e 1969, vieram mostrar todas as qualidades de Laura Nyro quer como intérprete quer como compositora. Algumas das canções, curiosamente, a terem sucesso nas interpretações dos Three Dog Night e The 5th Dimension.
Da passagem por Monterey ficamos com "Wedding Bell Blues", nº1 em 1969 na versão dos The 5th Dimension.
Laura Nyro - Wedding Bell Blues
Sem comentários:
Enviar um comentário