Monterey International Pop Festival 1967
Hoje é uma lenda da música da África do Sul: Hugh Masekela (1939-2018). No Festival de Monterey de 1967 Hugh Masekela também aí marcou presença.
Com início de carreira na África do Sul, é a partir de 1960 nos Estados Unidos, onde dá início a um exílio de 30 anos, que Hugh Masekela se vai desenvolver enquanto músico. Durante dois anos esteve casado com a conhecida cantora sul-africana Mirian Makeba também em situação de exílio.
Compositor, cantor, trompetista, Hugh Masekela desenvolveu um estilo único, com fortes influências africanas, que se pode situar na World Music e no Jazz de fusão. No ano do primeiro Festival de Monterey, Hugh Masekela era um músico já com vários discos editados.
Ainda nos anos 60 muda-se para Los Angeles onde, de acordo com o seu próprio sítio, se tornou amigo de ícones do movimento hippie como David Crosby, Peter Fonda e Dennis Hooper.
O sucesso chega em 1968, primeiro com a versão instrumental de "Up, Up and Away" (grande sucesso no original dos The Fifth Dimension), e depois com o nº 1 que foi o também instrumental "Grazin' in the Grass".
Da actuação no Festival de Monterey na noite de 17 de Junho ficamos com "Bajabula Bonke". Particular atenção para Daniel Ray (mais conhecido por Big Black) a tocar congas.
Hugh Masekela - Bajabula Bonke
Sem comentários:
Enviar um comentário