quarta-feira, 28 de outubro de 2015

The Union Gap - Young Girl

A pior canção de 1968 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

Relembro, em 1966 "Em Órbita" considerou a pior canção do ano "Strangers in the Night" de Frank Sinatra, em 1967 era a vez da Sandie Shaw com "Puppet on a String", o que estaria reservado para o ano de 1968?

Eis o texto lido pelo "Em Órbita":
"Com a escolha da pior, procura-se concretizar, se possível de forma eloquente, o que se nos afigura como negativo, inconsistente, artificioso. 
Se a escolha recair numa gravação que tenha granjeado aceitação pública generalizada, o facto deve ser entendido não como manifestação de interessantismo, mas como uma prova de que não nos interessa esse índice como factor determinante.
Para 1968, devemos confessá-lo, o campo de escolha revelou-se amplo e todavia uma em especial incomodou muito particularmente, sobretudo porque a seguir ao êxito obtido veio o chorrilho de gravações do mesmo género que serviu para dar novos argumentos aos defensores e municiadores do negativismo.
A gravação escolhida representa, para todos quantos se quiserem dar ao trabalho de uma observação atenta ou a uma comparação séria, um exemplo flagrante de uma realização que nada adianta, antes pelo contrário.
Musical e instrumentalmente medíocre e pouco imaginosa, a escolhida gravação atinge na sua parte lírica um delírio paternalista pretensioso e boçal, que foi o argumento definitivo.
Lançada e promovida com todos os requintes de um «marketing» programado a computadores, a gravação que se aponta a dedo tem de ser chamada pelo nome próprio: o de um produto concebido para se vender, com absoluta negligência de outras preocupações. Como produto para se consumir, o seu lugar deverá ser o que é ocupado por artigos de idêntico fim económico: sabonetes, lâminas de barbear ou canetas esferográficas.
Para pior gravação do ano de 1968, doa a quem doer, escolheu-se «YOUNG GIRL» de Gary Puckett and The Union Gap."




Com os meus 12 anos não tinha ainda esta percepção e claro estava na onda do grande êxito que "Young Girl" então foi. Em cima a capa da edição portuguesa do EP que então existia em casa dos meus pais.
A pior gravação do ano de 1968 vale agora cerca de 20€ no Ebay.



The Union Gap - Young Girl

Sem comentários:

Enviar um comentário