terça-feira, 27 de outubro de 2015

Simon and Garfunkel - Mrs Robinson


As 10 melhores canções de 1968 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

À semelhança de 1967 a escolha para melhor canção do ano recai sobre Simon and Garfunkel a mostrar o "fraquinho" que "Em Órbita" tinha por aquele duo norte-americano. O júri do "Em Órbita" vai eleger para melhor do ano, uma canção já parcialmente conhecida do ano anterior na banda sonora do filme "The Graduate", entre nós "A Primeira Noite", tratava-se de "Mrs. Robinson".

"Mrs. Robinson", no álbum "The Graduate", com a música do filme editado no início de 1968, surgia  parcialmente por duas vezes, primeiro um extracto instrumental e depois cantada, a versão completa iria sair no álbum seguinte, também de 1968, era o magnífico "Bookends".



Mais do que as qualidades intrínsecas desta gravação, julgo que era o contexto social que então se vivia que o “Em Órbita” pretendia destacar, senão repare-se no texto lido no programa:
“Mais, muito mais do que um tema agradável, musical ou liricamente, «Mrs. Robinson» é o acabado retrato de uma pequena e média burguesia, que é a norte-americana como podia ser europeia e universal. Uma descrição satírica dos pequenos e grandes mitos que constituem os alicerces de uma sociedade que se ignora no mais profundo da sua estrutura.”
(o mesmo posicionamento ideológico que levara já em 1966 a considerar "Strangers In The Night" de Frank Sinatra a pior gravação do ano?)
Mas fiquemos com o restante texto:
"Uma troça ao anestésico de uma religiosidade hipócrita que compensa a consciência dos pecadilhos de um materialismo quotidiano.
Uma gargalhada irreverente lançada aos dignos senhores que se alimentam da saudade dos tempos de um antigo ídolo do desporto profissional e que são capazes de assumir um sentido de realização pessoal e social, através do exercício de direitos políticos desvirtuados por um esquema bipartidário, mistificador nas opções falsas que propõe. Onde se despe publicamente um viver definido pela tibieza, na confrontação das realidades terrenas, a pretexto da garantia de um lugar reservado no mundo onde se galardoam as boas e puras intenções.
«Mrs. Robinson», é a melhor gravação de 1968."

Em relação a 1968 as minhas preferências teriam ido para outras gravações, também referenciadas pelo “Em Órbita”, como “Unknow Soldier” dos The Doors ou “Sunshine of Our Love” dos Cream ou até “America” também de “Bookends” de Simon and Garfunkel, mas é com “Mrs. Robinson”, a eleita, que ficamos para audição.



Simon and Garfunkel - Mrs Robinson

Sem comentários:

Enviar um comentário