quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Eddie Jefferson - Moody's Mood For Love

Já aqui referimos que o canto Be-bop manifestou-se de duas maneiras diferentes: pelo género scat (onomatopeias, sílabas ou frases sem significado) ou pelo estilo vocalese (adaptação de textos inéditos sobre temas originalmente instrumentais).

"Eddie Jefferson (1918-1979) foi o primeiro (a partir dos anos 40) a adaptar as suas próprias letras sobre grandes solos, seguindo as inflexões e modulações das versões instrumentais de referência." em "Os Grandes Criadores de Jazz".
Eddie Jefferson, cantor, bailarino e instrumentista começou a actuar profissionalmente ainda adolescente. A origem do estilo vocalese poderá ter estado no final dos anos 30 quando Eddie Jefferson, em diversão com os amigos, começa a cantar, improvisando as letras, com acompanhamento de discos.




A sua canção mais conhecida é "Moody's Mood For Love".
Tendo por base uma improvisação de 1949 do saxofonista James Moody sobre um tema popular de 1935 de nome "I'm In The Mood For Love", Eddie Jefferson adicionou-lhe a letra tendo a primeira gravação sido efectuada em 1952 por King Pleasure.
Eddie Jefferson gravou "Moody's Mood For Love" várias vezes ao longo da sua carreira, tendo por vezes uma voz feminina durante o curto solo de piano, na ausência de voz feminina ele cantava essa parte em falsete como na versão que segue do ano de 1956.
(Versões mais recentes de "Moody's Mood For Love" dignas de nota são a de Van Morrison em 1983 e Amy Winehouse em 2003)


Eddie Jefferson - Moody's Mood For Love

Sem comentários:

Enviar um comentário