segunda-feira, 26 de outubro de 2015

The Doors - The Unknown Soldier

As 10 melhores canções de 1968 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

The Doors, um grupo à época relativamente conhecido cá no nosso país. "Light my Fire" era bem conhecida e foi por cá um êxito, mas conhecer uma canção não é conhecer a música de um grupo, muito menos conhecer The Doors.
"Light my Fire" era do primeiro álbum de 1967 e em 1968, o ano em causa, era já editado o 3º registo grupo, o inexcedível "Waiting for the Sun".
O primeiro Single tirado de "Waiting for the Sun" foi "The Unknown Soldier" e foi a escolha de "Em Órbita" para o 2º lugar das melhores canções do ano.



"Um alertamento muito especial suscitado pela presença desta gravação na posição de proeminência que representa um 2º lugar.
Não se está em face de uma gravação susceptível de ser escutada e entendida com a mínima leviandade. Como é aliás típico na produção dos «Doors», "The Unknown Soldier» está longe de ser uma gravação de audição fácil, sobretudo em rádio.
É uma realização que impõe uma adesão prévia, uma preparação específica que permita o ouvinte acompanhar as diversas fases por que ela se desenvolve e a compreender o espantoso clima emocional que vai sendo progressivamente criado e aumentado. «The Unknown Soldier», é bom não esquecer, é uma gravação em que apenas participam quatro homens dos quais um é só vocalista. Os efeitos sonoros especiais que se acrescentam com a simplicidade prática mais evidente, servem de elemento perfeitamente legítimo de encenação do ambiente dominante.
«The Unknown Soldier», desenvolve o tema eterno do soldado desconhecido e parte daí ao assalto do contexto bélico em que se vive na maior parte do mundo.
Uma gravação que arranca, se desenvolve e finalmente se consome num expressionismo terrível e alucinante." texto lido pelo programa "Em Órbita" ao anunciar a classificação de "The Unknown Soldier".

E agora:
"Wait until the war is over
And we're both a little older..."




The Doors - The Unknown Soldier

Sem comentários:

Enviar um comentário