DISCO MÚSICA & MODA, nº 9 de 1 de Junho de 1971
1971 foi um ano particularmente interessante para a música, não só internacional mas também no panorama nacional. Quer na música de raízes mais populares com a renovação operada com a aparição dos primeiros discos de Sérgio Godinho e José Mário Branco, mas também na área do Rock, não esquecer a realização do 1º Festival de Vilar dos Mouros naquele ano. As influências Rock repercutiam-se em Portugal com os grupos portugueses a aderirem a sonoridades mais pesadas conforme os gostos internacionais e as iniciativas de divulgação de novos grupos começava a desenvolver-se fora da capital.
Festival Pop 71 foi uma dessas iniciativas que pelos vistos, de acordo com o artigo publicado no jornal "DISCO MÚSICA & MODA", não terá corrido bem.
A adesão terá sido fraca e os grupos a concurso deixado a desejar. Houve ainda os convidados, de acordo com o jornal por lá passaram os Mini-Pop que surpreenderam, Paulo de Carvalho com os Pentágono, Sérgio Borges e o Conjunto João Paulo e a Vickie.
Vickie era uma cantora sul-africana que terá actuado com o Conjunto João Paulo
em Lourenço Marques, Moçambique e que veio para Portugal com o grupo. Por cá
gravou dois discos tendo por acompanhamento precisamente o Conjunto João Paulo. Recordo um
dos temas então gravado "I (Who Have Nothing)", uma canção que ficou bem
conhecida na versão de Shirley Bassey em 1963.
Vickie com o Conjunto Académico João Paulo - I (Who Have Nothing)
Vi uma atuação do Conjunto Académico João Paulo, com a Vickie, salvo erro no cinema São Miguel, em Lourenço Marques.
ResponderEliminarO Conjunto Académico João Paulo, com a fabulisa voz de Sérgio Borges, foi uma banda incrível, que coloriu a vida de muitas pessoas.
Foram injustamente ostracizados depois do 25 de Abril, porque não desertaram e cantaram muitas vezes para os militares que lutavam no Ultramar.
Boas recordações, obrigado pelas informações...
ResponderEliminar