sexta-feira, 1 de abril de 2022

Fausto - Denúncia Involuntária da Atracção

 DISCO MÚSICA & MODA, nº 9 de 1 de Junho de 1971


Para hoje a primeira passagem pela música portuguesa neste nº 9 do jornal "DISCO MÚSICA & MODA", intitulado "Fausto: Uma Nova Dimensão para a Poesia Africana" é o artigo dedicado a Fausto a ocupar quase 2 páginas do jornal.

Terá sido muito provavelmente o primeiro artigo que li sobre Fausto, numa altura em que já estavam editados um EP (1969), o tal de "Chora, Amigo Chora", um LP, "Fausto", (1970) e o Single dele extraído com "África" e "Ó Pastor Que Choras". 





O LP revela um Fausto ainda a dar os primeiros passos de uma carreira que o iria colocar como uma das referências maiores de sempre da nossa música popular, mas mostra já um Fausto comprometido com a renovação do panorama musical português tão pobre e comprometido com o regime político de então.

Deste primeiro álbum que devia ser devidamente recuperado, parece que não se sabe ao certo onde estão as bobinas originais, escolho o único tema que não tem a sua assinatura mas sim as de António Pinho e Luís Linhares a dupla que nos tinha dado a excelente Filarmónica Fraude. É esse tema "Denúncia Involuntária da Atracção" bem na linha de outros por eles assinados, espero que gostem, estávamos em 1970!



Fausto - Denúncia Involuntária da Atracção

Sem comentários:

Enviar um comentário