DISCO MÚSICA & MODA, nº 9 de 1 de Junho de 1971
Do Folk de ontem da Grã-Bretanha com os Magna Carta para o Folk norte americano dos Peter, Paul and Mary. O motivo é simples, é o artigo que vinha publicado no jornal "DISCO MÚSICA & MODA" em que se anunciava o fim do trio (também os Magna Carta eram um trio) norte-americano.
E é sempre com renovado prazer que volto aos Peter, Paul and Mary que tanto apreciei e ouvi. Vozes e harmonias perfeitas davam corpo e uma forma simples a belas canções que fizeram parte da minha meninice juventude.
Entre 1961 e 1970 editaram 10 álbuns de estúdio que são um belo retrato da melhor Folk então praticada. Diz o artigo que "Quando se ouvem de novo os discos do princípio da carreira de Peter, Paul & Mary... tem-se, de princípio, a impressão de escutar uma música... «fora de moda»." mas que "prestando mais atenção... conclui-se que, afinal, a música não é nada «démodée», precisamente porque o trio nunca se preocupou com estar na moda, o que é uma feliz coincidência entre o que cantavam e o que as pessoas queriam ouvir."
Coincidência que hoje, penso eu, não se verificaria pois é um estilo de música que parece estar arrumado nas prateleiras e que não tem a preferência da juventude actual, mas, para mim, é efectivamente fora de moda e a ela volto com regularidade.
Recuamos então a 1962 ao primeiro LP dos
Peter, Paul and Mary
para desta vez recordar "500 Miles", mais uma pequena maravilha deste trio
único e que tantas saudades transporta.
Peter, Paul and Mary - 500 Miles
Sem comentários:
Enviar um comentário